O que é PEP-R (Perfil Psicoeducacional Revisado)?
Os instrumentos PEP-R Perfil Psicoeducacional Revisado e PEP-3 são utilizados para medir a idade de desenvolvimento da criança com Autismo ou com algum déficit de comunicação. São instrumentos referenciais de análises do desenvolvimento e comportamento ideais para formulação de planos educacionais individualizados.
Atualmente o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista com base no Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais – DSM-5 e a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde e CID-11 que entrará em vigor em 1 de janeiro de 2022.
Em função da necessidade de identificar padrões irregulares de aprendizagem em crianças Autistas e crianças com déficit de desenvolvimentos o Perfil Psicoeducacional (PEP) foi desenvolvido e lançado em 1979 por Eric Schopler, Rober Jay Richler, Ann Rashlord e Lee M. Marcos. A segunda versão revisada foi publicada em 1988 na Carolina do Norte – EUA.
Cabe salientar que o PEP-R oferece uma abordagem desenvolvimentista para a avaliação de crianças com autismo ou com transtornos correlatos da comunicação, isto é, compreende que crianças, com desenvolvimento típico ou não, crescem e mudam suas habilidades com a idade. Todavia, pode-se dizer que segue uma metodologia descritiva, na qual os parâmetros são identificados a partir de observações comportamentais, procurando-se, então, identificar o aumento das capacidades do organismo, com base no conceito de maturação.
O PEP-R é um inventário de comportamentos e habilidades em crianças com Autismo e com déficits de desenvolvimentos semelhantes. Seus resultados são utilizados para criar Planejamentos Educacionais Individualizados que vão acompanhando as mudanças conforme a idade.