Autismo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo a nossa fundadora, Eliana Boralli, se manifesta pela modificação na captação e organização sensorial dos nossos 12 sentidos (audição, visão, paladar, olfato, tato, sentido térmico, sentido orgânico, sentido sinestésico, sentido do equilíbrio, do pensamento, da fala e do eu), alterando o desenvolvimento das sete áreas do desenvolvimento infantil e humano (imitação, percepções, coordenação motora fina, coordenação motora global, integração viso motora, cognição e cognição verbal), na medida em que as desnivela inter e intra-áreas, o que por sua vez é observável pela modificação da comunicação social e do comportamento restrito repetitivo.
O transtorno desorganiza e desestrutura o desenvolvimento provocando em 75% dos casos, deficiência intelectual concomitante.
Os dados estatísticos não são precisos e nem absolutos, podendo variar de 1 caso diagnosticado para cada 65 a 100 nascimentos.
É um transtorno encontrado em todo o mundo e em famílias de toda configuração racial, étnica e social.
Não se conseguiu provar nenhuma causa psicológica no meio ambiente dessas crianças que possa causar o autismo e o mesmo não tem prevenção.
Fonte: BORALLI, Eliana. Autismo: trabalhando com a criança e com a família – 5.ed. – São Paulo : Edicon, 2019.