“Autismo é um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento que se manifesta pela modificação na captação e organização sensorial dos 12 sentidos humanos (audição, visão, paladar, olfato, tato, sentido térmico, sentido orgânico, sentido sinestésico, sentido do equilíbrio, do pensamento, da fala e do eu) alterando o desenvolvimento das sete áreas do desenvolvimento infantil e humano (imitação, percepções, coordenação motora fina, coordenação motora global, integração viso motora, cognição e cognição verbal), na medida em que as desnivela inter e intra-áreas, o que por sua vez é observável pela modificação do comportamento, do relacionamento e da comunicação de quem o porta.

O Transtorno Invasivo, assim como o próprio nome diz, invade, desorganiza e desestrutura o desenvolvimento, provocando em de 75% dos casos, deficiência mental concomitante.

Os dados estatísticos atuais [Eric Fombonne (e-mail: ericfombonne@mcgill.ca)] apontam para 1 (hum) autista a cada 150 (cento e cinqüenta) nascimentos.

É um transtorno encontrado em todo mundo e em famílias de toda configuração racial, étnica e social. “Não se conseguiu provar nenhuma causa psicológica no meio ambiente dessas crianças que possa causar autismo e o mesmo não tem prevenção.”

Eliana Rodrigues Boralli Mota – 2008